la_vitta_bella_photo

z

Seguem 5 razões pelas quais as emoções positivas te tornam mais sociáveis

“As emoções positivas exercem o seu poder, no longo prazo, e são fundamentais para a construção de uma vida saudável e frutífera.” (Fredrickson, 2002)

Imagine alguém que é mal-humorado, irritado, frustrado, reclamando e insatisfeito com seu estilo de vida e com a vida.

Agora pense em uma pessoa que é amigável, gentil e sorridente.

Se você tivesse que escolher entre se tornar amigo de uma destas duas  pessoas, qual você escolheria?  Bem…Eu escolheria a segunda pessoa, e eu suponho que você faria isto também.

Há uma razão pela qual nós escolhemos a segunda pessoa:  nossas emoções desempenham funções de sociabilidade vitais, tanto para  permitir a aproximação, bem como o distanciamento social. Elas, as emoções positivas, também nos ajudam a criar, manter ou diferenciar pessoas específicas dentro de um grupo

Abaixo 5 razões pelas quais as emoções positivas desempenham um papel muito importante na nossa sociabilidade:

 

1) Elas (as emoções positivas) nos ajudam a criar novas relações

Se as emoções negativas “cortam” do grupo social, então as emoções positivas ” inserem”.

Em geral, a nossa visão de mundo é estreitada quando temos emoções negativas de acordo com a Teoria de Fredrickson, (2002). Somos projetados para agir em situações de risco, pois lutar e congelar respostas e emoções negativas desempenham um papel importante na forma como nos sustentamos neste mundo, inclusive protegendo-nos em um contexto social. As emoções positivas no entanto alargam nossos repertórios de ações e nossos pensamentos, tornando-nos mais flexível e imaginativos, aumentando assim a nossa sociabilidade para a criação de novas amizades ou grupos.

2) A emoções positivas nos envolvem em novas atividades e em novos ambientes

De acordo com um estudo realizado por Harker e Keltner (2001), as pessoas com emoções positivas têm “maior interesse em se engajar em diferentes contextos sociais, lazer e atividades físicas”. As emoções positivas , portanto, desempenham um papel importante na medida em que nos empurram para a inserção em espaços sociais variados e próximos.

 3) As emoções positivas nos fazem mais atraentes

Não só emoções positivas nos ajudam a tomar medidas positivas para ser sociável, mas também nos tornam mais atraentes. Alegria e bom humor , por exemplo, são socialmente benéficas pois nos fazem rir ou sorrir, indicando uma jovialidade e simpatia que acolhem aqueles que nos rodeiam e abrem canais para a  socialização.

 4) As emoções positivas nos tornam mais cooperativos

As emoções positivas podem fortalecer laços sociais entre as famílias, amigos, colegas de trabalho e sociedade como um todo. Elas incentivam  “uma maior cooperação” e reduzem conflitos  no grupo” (Fischer & Manstead, 2008).

Fredrickson (2002) apontou que as emoções positivas ajudam a nos socializarmos mais, diminuindo a separação entre os membros do grupo. Com as emoções positivas, “as pessoas se tornam melhores em aceitar indivíduos de outras raças e, simultaneamente, deixam de perceber diferenças físicas entre as raças.”

Portanto,  as emoções positivas não só nos ajudam a criar novas relações, mas também sustentam as relações mais importantes que já temos e podem até mesmo influenciar a sociabilidade do grupo como um todo.

 5) As Emoções Positivas melhoram as nossas relações no trabalho e em casa

Um estudo conduzido por Staw et al. (1994) mostrou que os funcionários que tiveram mais emoções positivas em ambientes de trabalho, estabeleceram relações mais favoráveis e recebiam melhores remunerações.

Outro estudo (Harker e Keltner, 2001) revelou que os casais que experimentam níveis elevados de emoções positivas lidam de forma mais eficiente com conflitos em seus relacionamentos.

Ele também mostrou que as mulheres que apresentavam mais emoções positivas, também aumentaram a satisfação com a vida e manifestavam menos dificuldades psicológicas e físicas.

 OBS.: visite o site: https://lavitaebellaphotog.com/   (autores da foto acima)

Então, como vamos cultivar emoções mais positivas?

Alguns dizem que as emoções são dependentes da nossa interpretação subjetiva a respeito de situações específicas e do significado que atribuímos a estas citadas situações.

Se a sua interpretação é positiva, então suas emoções são positivas também. Vale lembrar que, no entanto, o significado da situação que vivemos  nem sempre é a causa de nossas emoções.

Na realidade é mais como uma relação recíproca (Fredrickson e Joiner, 2002). Se você normalmente experimenta emoções positivas, como alegria, esperança, inspiração e bom humor, por exemplo, é provável que você encontre um significado mais positivo nas coisas que lhe acontecem.

Cria-se um ciclo contínuo de tomada de significado positivo com todos os benefícios gerados pelas emoções positivas.

E então: não é uma beleza a vida?

A vida é bela !!! La vitta é bela !!!!! Life is beatifull !!!!
life-is-beautiful

OBS.: TEXTO TRADUZIDO DO SITE: https://positivepsychologyprogram.com/

Emoções Positivas
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial