love-900_450

SERÁ QUE NÃO PODEMOS SER FELIZES ???

O pesquisador Rafael Euba, consultor e palestrante em Psiquiatria aplicada a idosos, do King’s College London, publicou recentemente no espaço The Conversation um artigo bastante polêmico.

Para ele: “Os seres humanos não são projetados para serem felizes ou mesmo contentes. Em vez disso, somos projetados principalmente para sobreviver e reproduzir, como qualquer outra criatura no mundo natural.”

Apoia-se na teoria da evolução e no plano estritamente biológico, como se fossemos apenas uma massa viva e destaca, buscar “um estado de contentamento é desencorajado por natureza porque reduziria nossa guarda contra possíveis ameaças à nossa sobrevivência”.

Parece que o ilustre pesquisador optou por uma abordagem bastante simplista para explicar estes estados de bem-estar subjetivos, conhecidos como felicidade, que muitos de nós já experimentamos, diversas vezes.

O artigo é também uma provocação ao povo brasileiro, quando o autor da publicação cita o nosso poeta maior, Vinícius de Morais que cantou a felicidade como “uma pluma que o vento vai levando pelo ar”. E que “voa tão leve, mas tem a vida breve, precisa que haja vento sem parar”.

No plano da Ciência, o pesquisador completa “A felicidade é uma construção cultural, uma ideia abstrata sem equivalente na experiência humana real”.
E assim, na profundidade da publicação o assunto migra para a Neurociência e nesta área do conhecimento o autor busca novos elementos para consolidar a discutível tese de que não devemos procurar a felicidade por que não fomos projetados para atingi-la.

Seguem comentários destacando dois importantes desdobramentos sobre o assunto. (1) uma frase do autor russo Vladimir Mayakowvsky sobre nós brasileiros e a felicidade e (2) e uma modesta sugestão para o psiquiatra autor do controvertido artigo.

Vamos lá:
A Frase de Mayakowvsky: “Dizem que em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz”

E o conselho ao estudioso Rafael Euba é:  Inscreva-se no 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOFELICIDADE  as inscrições estão abertas (clique aqui)


Casal_no_banco_900_300

EcoFelicidade nele !!!
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial