estresse_900_450

Conheça os diversos tipos de estresse

O estresse faz parte de nossas vidas e não há como escapar das adversidades do dia a dia. Apesar deste aparente estigma, existem várias maneiras de se lidar com o estresse. Para se ter uma ideia de como enfrentar momentos e situações estressantes, é preciso saber que tipo de estresse estamos vivendo.

  • Há o estresse físico: Neste caso o indivíduo é submetido a um esforço superior a sua capacidade física. Este tipo de estresse é muito comum em atividades profissionais que exigem trabalho braçal.
  • No estresse agudo: um trauma físico ou emocional gera uma condição de desequilíbrio físico ou emocional. Como exemplo tem-se a perda súbita de alguém que queremos muito. Não há como escapar desse tipo de estresse.
  • O estresse ambiental (ou situacional) é muito comum em ambientes de trabalho desgastante onde são cultivadas emoções tóxicas (competição excessiva, inveja, disputas selvagens). Infelizmente ainda existem empresas que relegam a importância dos ambientes de trabalho saudáveis.
  • Por fim, o estresse existencial, este talvez seja o mais triste porque nasce no interior do indivíduo. A conjunção de vários fatores de natureza genética, social, relacional, entre outras, contribuem para este tipo de estresse que pode prosperar e gerar quadros de depressão profunda.

 

O conhecimento e a capacidade de lidar com os vários tipos de estresse são o ponto de partida para resolver a situação desgastante que pode comprometer o equilíbrio e a harmonia em nossas vidas.

Os princípios da EcoFelicidade estão orientados para minimizar estados potenciais de estresse: estar bem consigo mesmo, estar bem com o outro e estar em harmonia com o meio ambiente.

 

Equipe do Movimento ECOFELICIDADE

Lidando com o estresse
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial