filosofos_900_450
Para Aristóteles, o mais destacado dos filósofos, a felicidade seria o maior desejo dos seres humanos, e a melhor forma de conseguir ser feliz seria através das virtudes. Cultive as boas virtudes e alcançará a felicidade, ele dizia.

Gautama Buda, que viveu por volta de 500 A.C., tem uma frase famosa sobre o assunto “Não existe um caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho.” Significa que para se encontrar a felicidade, basta encontrar satisfação na experiência de viver. Assim, como quando se viaja, aproveitando as belezas do caminho e retirando o foco do destino. Não se deve focalizar nenhum objetivo final, mas criarmos a nossa felicidade ao longo do percurso”.

Para Nietzsche, a felicidade seria alcançável a partir do controle sobre o que nos rodeia. O filósofo alemão escreveu diversas vezes sobre o impacto que esse poder ou a falta do mesmo pode ter nas experiências vividas pelos indivíduos.

“O segredo da felicidade não se encontra na busca por mais – mas sim no desenvolvimento da capacidade para desfrutar de menos.” – Sócrates, viveu em 450 a.C.

Para Sócrates, um dos maiores pensadores de todos os tempos, a felicidade não provém de recompensas externas ou elogios. Provém mais do sucesso individual e interno do que do apreço e elogios externos. Ao simplificarmos as nossas necessidades podemos aprender a apreciar os prazeres mais simples e mais fáceis de conseguir.

Já a versão de Platão é mais voltada para o crescimento pessoal. “O Homem que faz tudo o que leva à felicidade e depende de si mesmo e não de outro homem, adotou o melhor plano para viver feliz.” – Platão viveu durante o séc. IV A.C.

“A felicidade depende de nós mesmos.” – Aristóteles, viveu na Antiga Grécia por volta do ano 300 a.C. Para Aristóteles, a felicidade é algo que conseguimos por nós mesmos. Não é um presente que outras pessoas ou coisas nos dão. É algo que criamos no nosso interior e pelo qual somos responsáveis.

E você se enquadrou em qual dos ensinamentos? Qual deles está mais de acordo com a sua maneira de ser feliz? Se analisarmos bem, não é uma busca difícil essa da felicidade!

O que dizem os pensadores sobre a tal felicidade
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial